Creio que o que estamos vivendo traz aos nossos corações uma série de indagações, dúvidas, incertezas, por ser algo extremamente novo, que invadiu nosso cotidiano, como nunca na história das nossas vidas. O que devemos fazer, por hora, é buscarmos a Deus em oração, para que ELE por graça e misericórdia nos traga sabedoria para lidarmos com isso, por meio das Escrituras. Enquanto este tempo é de espera, qualquer diálogo e comunicação deve se proceder com cuidado, caridade e respeito, para que nossas palavras não promovam, ainda mais, um maior distanciamento do que já estamos enfrentando. Trago algumas recomendações:
1) O que ouvir?Nossos ouvidos são invadidos por uma série de vozes deste mundo buscando respostas. Sabemos que, por maior tentativa deste mundo, suas indagações e respostas fracassarão. Do mundo, todas as tentativas procedem de fonte corrupta por causa da queda humana. Como crentes, não estamos de fora, pois ainda lutamos contra a nossa natureza pecaminosa que nos faz, por variadas vezes, aprovarmos essas falas. Busquem, com grande esforço, tão somente ouvir a voz de Deus pela leitura, e, saudável leitura das Escrituras. Temos bons artigos sendo escritos por homens piedosos que nos auxiliam neste processo. Lembrem-se do texto abaixo: Colossenses 2.8 - Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e NÃO SEGUNDO CRISTO.
2) Verifiquem as InformaçõesDeus nos dá sabedoria e prudência, pela Palavra, para julgarmos a veracidade, intencionalidade, motivações e propostas que são, diariamente, invadidas para dentro dos nossos lares. Neste instante devemos imitar o que o rei Davi nos revela, no Salmos 101:2-3 v.2 - Atentarei sabiamente ao caminho da perfeição. Oh! Quando virá ter comigo? Portas a dentro, em minha casa, terei coração sincero. v.3 - Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam: nada disto se me pegará.
3) Exercite vida piedosaAs Escrituras nos revelam que aqueles que são membros do Reino de Cristo, em tempos de tempestades, que ouvem e praticam os ensinos de Cristo, são comparados como homem (ser humano) prudente que, construiu a sua casa sobre a rocha. Recomendo a leitura de Mateus capítulos 5 a 7, conhecido como Sermão do Monte. Vida piedosa é investimento no Reino, em tempos de pandemia ou fora dela. Lembrando-se do texto de Mateus 6.33-34 - buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas (sem exceção) estas coisas vos serão acrescentadas. v.34 - Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal (vivam um dia de cada vez). Colossenses 3.2 - Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.
Minhas recomendações acima não são motivadores de vivermos uma vida de utopia e desconsideração dos fatos que estamos vivendo. Ainda estamos neste mundo. Porém como filhos de Deus e membros do Reino de Cristo, somos convocados a sermos luz e sal neste mundo, promovendo a paz de Cristo que excede todo entendimento. Paz que o mundo não dá. Este é nosso papel.
Que Deus nos ajude por sua graça e misericórdia.
Rev. Douglas Sborowski